segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O CENTRO-OESTE E A FORÇA RURALISTA

Única das cinco regiões brasileiras que não é banhada pela mar, o centro-oeste outrora banhado por florestas, hoje possui oceanos territoriais cobertos de grãos, cana-de-açúcar e bovinos. Aliás, a população de bovinos na região é superior a de habitantes.
 
A cada ano a produção e a produtividade da região apresentam crescimentos. Além de exportar produtos primários, o Centro-oeste também desenvolveu-se na indústria agrária de transformação e na venda de seus produtos para outras regiões do Brasil.
Por ser uma região pouco povoada, apenas 15 milhões de habitantes, o modelo econômico baseado no agronegócio e nos serviços nos centros urbanos, especialmente Brasília e Goiânia, cria três aspectos a serem destacados:
 
a) crescimento da classe média urbana;
 
b) empobrecimento do homem nativo do campo e
 
c) domínio econômico e político dos grandes ruralistas.
 
Os itens "a" e "c" estão umbilicalmente ligados, embora parte da classe média do Distrito Federal seja formada por funcionários públicos e de estatais e profissionais liberais.
 
Já o empobrecimento do homem nativo do campo, encontra explicação na ampliação do tamanho das propriedades e no constante investimento em tecnologia.
 
O Centro-Oeste está crescendo ano a ano a sua participação no PIB brasileiro. É a região que mais aumenta a sua participação. Em 2008 o PIB do Centro-oeste participava com 8,9% do PIB brasileiro. Atualmente já se aproxima de 9,5%.
 
 
Tais fatores criaram uma política fechada em si na região, com pouca chance de penetração de discursos mais à esquerda, pois os formadores de opinião e a estrutura política estão comprometidos com a manutenção do status quo.
 
Em parte, este painel geográfico e sócio-econômico, explica porque a presidenta Dilma perdeu as eleições no Centro-oeste. E, que se leve em conta que o governo PT do Agnelo Queiroz no DF foi marcado por polêmicas e inabilidade do referido partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário pode entrar numa fila de análise para que evitemos comentários grosseiros, mal educados ou mesmo de máquinas em vez de pessoas. Conto com sua compreensão.