domingo, 15 de novembro de 2015

IDEALISMO E MATERIALISMO

O texto de hoje será o fechamento do artigo do dia 6 de novembro, ocasião em que escrevi Sobre Filosofia. Lembrando a todos que não sou filósofo, mas a filosofia é algo tão importante que tornou-se matéria obrigatória no currículo do ensino médio e na prova do ENEM.

Diversas vezes já disse que o blog JB-Opinião, como o próprio nome sugere, é um espaço para opiniões livres, completas, incompletas, acadêmicas, comuns, ou seja, importa-nos abordar temas sempre de um ponto de vista progressista e estimulante. É claro que, por não ser especialista em tudo, fato que se o fosse me tornaria um universalista completo (que pretensão!), o ato de escrever para não ser algo vulgar demanda pesquisa, formação de convicção, troca de ideias com outras pessoas, estudo contínuo e uma forte vontade de que no Brasil as pessoas leiam mais, estudem mais, debatam mais e comecem a formar consciências menos jornalísticas e midiáticas.

Dito isto, vamos escrever um pouco sobre os dois grandes polos da filosofia: o idealismo e o materialismo.

Filosofia Idealista

Sendo bastante direto e objetivo, penso que os filósofos idealistas são tomados por uma espécie de devaneio. A realidade suposta por tal linha filosófica parte do princípio de que o mundo perfeito esta no espírito das ideias e que de tal mundo vaporizado é que surge o mundo real.

Percebam, que em tal sistema filosófico, o ideal, que seria a perfeição ética, é que deve comandar o real, supondo-se, neste caso, que o real não tem vida própria. Assim, o mundo real, seria um mundo perfeito, constituído a partir de um ideal maior e num equilíbrio tão perfeito, que ele seria o fim em si mesmo. Algo sem contradições. A morte da dialética.
Filosofia Materialista

O materialismo é o oposto do idealismo na medida em que parte do princípio de que o mundo real é que influencia e direciona o mundo das ideias. Assim, os fenômenos históricos, sociais e mentais são constituídos pelos acontecimentos do mundo concreto.

Sendo o mundo real o mundo concreto, o mundo da verdade dos acontecimentos, tal mundo não é estático, ao contrário, está em constante movimento, assim como os planetas no universo ou as moléculas de qualquer matéria. Portanto, é justo inferir, que para a linha filosófica materialista a História, até hoje, é a História do ser humano em movimento e cujo principal movimento humano é aquele presente em todos os tempos e fundamental para a existência: a economia.

É correto, portanto afirmar que, como a economia é gerada por forças diferentes, um escravo não tem os mesmos interesses que o proprietário do canavial, assim como um operário não tem os mesmos interesses que o proprietário da indústria. Conclui-se que as "moléculas" que se chocam na substância social produzem o efeito conhecido como dialética.

Como podem perceber isso tudo é tema para vários papos. Dissemine, converse com seus amigos, proponha reflexões, vá em frente, pois a dialética é implacável e por isso a vida é muito curta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário pode entrar numa fila de análise para que evitemos comentários grosseiros, mal educados ou mesmo de máquinas em vez de pessoas. Conto com sua compreensão.