sexta-feira, 6 de novembro de 2015

SOBRE FILOSOFIA

A filosofia é talvez a única área do conhecimento humano, que dispensa formalidades epistemológicas. Aliás, se a filosofia fosse uma pessoa, seria daquele tipo informal e aberta a novas ideias e a novas experiências, além de ser um tipo dado a quebra de paradigmas.

É claro que a comparação acima é válida para a filosofia de todos os filósofos e de todos os tempos. Ao selecionarmos um ou outro filósofo para estudar, encontramos normalmente um sistema de interpretações básicas imutáveis, pois elas conduzem todo o trabalho de um filósofo. 

Uma das maiores questões da filosofia é como ser aceita se o filósofo é produto do seu próprio tempo, espaço e sociedade. Quando se questiona o trabalho de um filósofo por tal ponto de vista, então chega-se a conclusão de que a filosofia precisa ter a sua própria filosofia. Seria a filosofia da filosofia.

Todas essas questões me levam a crer que a filosofia é a mais humana das ciências, pois as suas imperfeições são eternas. Nunca haverá a filosofia total e definitiva. Por isso, há que se tomar cuidado com os modismos filosóficos e as filosofias estáticas, que buscam descrever o conjunto humano e histórico como permanente.
A única coisa permanente na filosofia é que, como supomos ter dito Sócrates, "só sei que nada sei". embora a frase seja desanimadora, ao mesmo tempo a sua mensagem é altamente motivadora, pois instiga o ser humano a buscar a verdade sobre as coisas. 

É justo dizer, que a história humana é uma história cruel. Assim sendo, buscarmos entender os motivos que alimentam a crueldade histórica, é sem dúvida alguma a única maneira de se evoluir enquanto seres inteligentes, racionais e donos do nosso próprio destino.

Donos do nosso próprio destino é fundamental para entendermos como a roda viva da viva suga a todos nós. Já se perguntaram porque a vida não é algo ameno, saudável socialmente, justa, com pessoas altamente evoluídas do ponto de vista humanístico?

Precisaremos continuar este papo, pois há filósofos que estimulam o raciocínio reflexivo, onde cada pessoa busca compreender a sua própria condição em meio ao todo; assim como há filósofos influentes que passam a ideia da estabilidade, onde questionar a própria condição seria perda de tempo, pois ela é do jeito que é para manter o equilíbrio estático da sociedade.

Fica combinado, que no próximo texto iremos trabalhar o materialismo, que pensa um mundo em constante movimento e que pode ser e é modificado pelo homem, portando as modificações podem ser planejadas; e o idealismo, que pensa num cosmo sem dinâmica e com paradigmas imutáveis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário pode entrar numa fila de análise para que evitemos comentários grosseiros, mal educados ou mesmo de máquinas em vez de pessoas. Conto com sua compreensão.