quarta-feira, 28 de outubro de 2015

TODO APOIO A MAURO IASI

Mauro Iasi é formado em História, possui mestrado e  doutorado, já  lecionou em diversas universidades e atualmente é professor da UFRJ e militante do PCB (Partido Comunista Brasileiro.

Passada a formalidade de apresentar ao leitor quem é Mauro Iasi, vamos entender o que está acontecendo com o professor. E, que fique claro que este texto não tem por objetivo defender ou criticar as ideias por ele defendidas.

Em um Congresso de um órgão de luta classista, o professor Mauro Iasi, incansável militante, esteve presente e fez uso da palavra. Em certo ponto do discurso, Mauro admitiu ser impraticável qualquer tentativa de diálogo com os setores mais radicais do conservadorismo, como exemplo os grandes ruralista e a chamada bancada da bala, além de setores cujo golpismo encontra-se no seu DNA.

Em vista de tal situação, o professor citou um trecho de uma poesia de Bertolt Brecht sinalizando que tais segmentos radicais de direita ao desconhecerem o diálogo só resta-lhes "um bom paredão, onde vamos coloca-los em frente a uma boa espingarda, com uma boa bala, e vamos oferecer depois uma boa pá e uma  boa cova."
O que quero defender através desta publicação não são as ideias de A, B ou C, embora quem me acompanha sabe que sou um combatente contrário ao conservadorismo, contrário a direita raivosa e contrário aos desinformados, que por pura ignorância, pedem atitudes golpistas de caráter civil ou militar; infelizmente não sabem quanto sofrimento e quanta luta demandou para vivermos numa democracia imperfeita, cheia de vícios e arcaica, mas ainda assim trata-se de um modelo político aberto para receber melhorias e não um modelo tirânico fechado.

Então, voltando ao que quero defender, torna-se muito simples, pois trata-se do direito da livre expressão ideológica. O professor Mauro Iasi é assumidamente um comunista e, como tal, ele combate os representantes do capital. Jogo aberto.

Ocorre que depois de proferir os versos de Bertolt Brecht, a reação foi imediata. O professor vem sofrendo ameaças e pedidos de afastamento do quadro de professores da UFRJ.

Um dos cabeças da reação, não poderia deixar de ser, é o tal de Bolsonaro. Logo ele, que adora um golpismo, não tem nenhum respeito pelas mulheres, defende abertamente a  letalidade da polícia contra bandidos, dentre diversas outras coisas, que se encaixam no perfil do grupo que professor em seu discurso disse não haver condições de diálogo.

Falar que "bandido bom é bandido morto", pode, mas "citar um poema que dá a entender que para os radicais de direita só um bom paredão", não pode?

Há no facebook uma página chamada Toda a Poesia em apoio a Mauro Iasi, clique no texto em azul e publique uma poesia progressista, popular, revolucionária, enfim abra o verbo e mostre que, independentemente de apoiarmos ou não as ideias do professor, apoiamos o seu direito de falar sobre elas e não ser perseguido por isso.

Liberdade de Expressão Ideológica!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário pode entrar numa fila de análise para que evitemos comentários grosseiros, mal educados ou mesmo de máquinas em vez de pessoas. Conto com sua compreensão.