domingo, 11 de outubro de 2015

ANIVERSÁRIO: 1 ANO DO BLOG

Meus amigos, navegadores de passagem e leitores contumazes, hoje, dia 11 de outubro de 2015 é o aniversário de 1 ano do blog. Foi um ano de compartilhamentos, de troca de ideias e como o nome do blog sugere de muitas opiniões formuladas e publicadas sem medo de críticas e com total independência. Penso e escrevo, logo existo.

Uma existência que através dos artigos e poesias aqui publicados, foram 100, nunca pensei em passar verdades concluídas. O que há de concluído são meus princípios, que numa rápida vista de olhos o leitor percebe que sou afinado com a busca por uma sociedade mais justa, menos explorativa e menos opressora.

Assim que o blog foi ao ar, ter um texto lido por 40 pessoas era superação de expectativa. Hoje, um ano depois, vários artigos e poesias superam a marca de 300 leitores. Os dois mais lidos, POESIA DE VINÍCIUS DE MORAES e POESIA: TEU SEGREDO, aproximam-se da marca de 600 leitores. A poesia de Vinícius de Moraes chama-se Repto; é uma obra-prima. Já a poesia Teu Segredo é de minha autoria.

Neste exato momento, um ano depois, de um modo geral o blog foi acessado por 64.300 pessoas. Por muito pouco, não estamos fazendo uma dupla comemoração: o aniversário e a marca de 65 mil visualizações.
O início do blog coincidiu com um momento de debates acirrados sobre as eleições presidenciais no Brasil. Na ocasião, já novembro de 2014, optei por analisar o resultado do segundo turno, dividindo o país em sete regiões. Talvez, um dos melhores textos que publiquei tenha sido a análise das eleições no nordeste através do texto O NORDESTE CRISTÃO, publicado no dia primeiro de novembro.

Próximo ao fim de 2014, no dia 29 de dezembro, publiquei RECORTES - FERNANDO PESSOA, prosas e versos escolhidos e retirados do Livro do Desassossego. Como apaixonado por poesia, não poderia deixar de mencionar uma das várias publicações contendo a genialidade de Fernando Pessoa.

Em fevereiro deste ano, publiquei O SENHOR COISA. Fiz uma referência as mãos invisíveis que realmente mandam no Brasil e no mundo. Quem aparece e está investido de algum cargo público ou representa os verdadeiros mandantes, que nunca dão as caras, ou sequer sabem o que estão fazendo e, por isso, muitas vezes são manipulados ou engolidos pelo sistema. Durante mais ou menos dois meses, o texto transitou entre os dez mais lidos desde a inauguração do blog.

DIÁLOGOS HIPÓCRITAS, publicado no início de março, foi escolhido para compor esse texto comemorativo por dois motivos. O primeiro é que marca o terceiro período de mudança de patamar na quantidade de leitores por texto. Com o O HUMANO FINITO E SUA INFINITUDE, pela primeira vez um artigo superou a marca de 200 leitores. E o segundo motivo é a natureza satírica do texto, num momento em que brasileiros se desrespeitavam e deixavam aflorar toda uma espécie de intolerância e hipocrisia em debates políticos.

Outros textos, que foram marcantes e merecem citação nesta comemoração:
  • RENATO RUSSO O POETA PÓS DITADURA - publicado em 30 de março deste ano
  • DIA DO TRABALHADOR - publicado em primeiro de maio, apresenta uma visão histórica da origem do dia e do significado, também histórico sobre o trabalhador na sociedade pós-industrial
  • QUEM SOMOS NÓS - publicado no dia 7 de maio, faz referência a truculência policial contra uma manifestação legítima e legal dos professores do Paraná. Passados vários meses, o texto é o sexto mais lido até hoje
Finalmente, como eu disse num texto publicado em 21 de agosto E LA NAVE VA!!! Espero vida longa para o blog ou para qualquer outro formato que venha a ter. Importante, que exista, e que alterne, como tem sido, temas de difícil digestão, mas que temos que encará-los, com as mensagens poéticas, marca insubstituível do blog. Agradeço a todos, que de forma frequente ou não, dedicaram um pouco do seu tempo a ler meus textos. Espero, sempre, que eles não sejam soberbos, mas que terminem intermináveis para que cada leitor faça as suas reflexões e conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário pode entrar numa fila de análise para que evitemos comentários grosseiros, mal educados ou mesmo de máquinas em vez de pessoas. Conto com sua compreensão.