terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O QUE É VALOR?

Na sociedade em que vivemos, onde valores e princípios éticos e morais são sobrepujados e sequestrados pelo modelo econômico consumista capitalista, há, por conta de tamanha força sistêmica, uma enorme confusão sobre o que é valor econômico e valor pessoal.
 
Não fico surpreso em ver, por exemplo, lojas em Amsterdã e outros centros europeus, onde o produto exposto na vitrine é um ser humano, cujo item agregado é a tentação sexual. Nada contra a tentação, apenas apresento o exemplo como um pressuposto indicativo do que ocorre com a ideia de valor. Evidentemente que as mulheres mais "bonitas" ou "gostosas" têm um preço mais alto que as demais, assim como os homens mais "musculosos" ou mais "dotados" devem ter seus preços inflados.
 
Fui ao extremo da sacanagem dessa sociedade fundada nas Revoluções Industriais. Falei de gente, como poderia ter falado de roupa, de vegetais ou de produtos tecnológicos, ou de qualquer coisa, pois qualquer coisa é vendável onde o valor do homo sapiens sapiens é facilmente convertido em preço.
 
Eis uma questão importante. Quer dizer que valor é uma coisa e preço é outra na economia? Para os marqueteiros, empresários, banqueiros, comerciantes dentre outros é a mesma coisa. Por isso coloquei os marqueteiros na frente, pois eles são contratados para que toda a sociedade também ache que é a mesma coisa. Mas, não é.
A rigor, na formação do preço de um produto estão embutidos vários itens concretos, que fazem parte do custo real de produção e outros itens não tão concretos como a grife e a margem de lucro, que ao contrário do que ocorre, ela não deve ser considerada na formação do preço, pois a sua mera existência é como a existência dos impostos. No caso do lucro, trata-se de um "imposto" sobre o tempo de trabalho social gasto na produção, duplamente cobrado, pois é retirado do salário do trabalhador e é pago pelo consumidor na hora da compra. Consumidor, cuja imensa maioria é formada por assalariados.
 
Logicamente que a complexidade do que coloquei no paragrafo acima, não pode ser esgotada neste pequeno texto. Inclusive, usei livremente algumas figurações de linguagem que tornam a explicação pouco ou nada rigorosa do ponto de vista acadêmico. Importa, entretanto, cumprir a sua função de levar o leitor a reflexão e que ele mesmo pesquise mais o assunto se for do seu interesse. Para os interessados, sugiro pesquisa sobre a teoria do "valor trabalho".
 
Finalmente, a distorção entre o que é preço e o que é valor na economia atual, leva a uma distorção comportamental social, que podemos resumir na palavra consumismo. Pouco ampla para abranger o tema, mas suficientemente compreensível para um até breve, pois teremos que continuar o assunto no próximo texto, sob pena deste ficar demasiadamente longo e ramificado.

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