terça-feira, 21 de outubro de 2014

O POÇO TEM FUNDO ?

Crescer, crescer, crescer. Sem crescimento não há emprego, sem crescimento não há desenvolvimento, sem crescimento a renda cai. Você já leu e ouviu muitos especialistas, jornalistas, líderes de diversos tipos pregando esse discurso, não é mesmo?
 
Outra coisa que você já ouviu é que para crescer é preciso ser competitivo. Produzir mais em menos tempo e a um custo menor. Chama-se produtividade.
 
Eu tenho uma proposta. Esqueçam momentaneamente tudo isso que você já leu e ouviu sobre ter que crescer, crescer e crescer.
 
No meu texto ontem, mostrei que crescimento não significa ganho coletivo, mas concentração de renda através dos lucros que os acumuladores ( aqueles que possuem os meios para produzir - fábricas, terras, tecnologia, máquinas etc ) recebem e o aumento das consequências desastrosas para o planeta, pois tudo que é produzido precisa de recursos primários (minérios, madeira, petróleo etc), que passam por transformação para virarem energia ou produtos consumíveis.
 
Quero me ater na segunda consequência da ideologia do crescer, crescer e crescer. A ganância é tanta, apesar de metade da riqueza estar em posse de 1% apenas da população mundial, que só se enxerga o agora. O amanhã é algo para ser resolvido no futuro. Você, simples mortal como eu, já se perguntou se o poço tem fundo?
 
E, já se perguntou se essa lógica que te dizem todos os dias sobre crescer, crescer e crescer se não beneficia sustentavelmente a toda sociedade ela só aumenta o acumulo de renda e a deterioração do planeta? Não só consumimos os recursos desenfreadamente como emitimos gazes de todas as formas, pois para transformar um recurso primário num produto elaborado é necessário queimar energia. Sinta isso na foto abaixo.
Já parou para pensar que mais da metade do que as classes consumidoras compram o fazem por impulso? São supérfluos que repentinamente viram necessidade e logo tornam-se moda e daí viram desejo. Eu quero ter tal coisa !!!
 
Não há partido ecológico, ONG, movimento para uso consciente de sacolinhas, que vá resolver isso. Antes, é fundamental que o modelo econômico baseado no crescimento, na competitividade, na posse totalmente privada dos meios para produzir, na acumulação de capitais e outras coisas mais, sejam repensadas e modificadas. Se não for assim, vamos descobrir em breve se o poço tem fundo. E, caso tenha, o passo seguinte será o caos em escala global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário pode entrar numa fila de análise para que evitemos comentários grosseiros, mal educados ou mesmo de máquinas em vez de pessoas. Conto com sua compreensão.