domingo, 15 de março de 2015

É GOLPE, É GOLPE!!!

Os entreveros urbanos que ocupam redes sociais, bares, ruas e grupos de conversas são tão confusos quanto a sua própria demanda existencial. Há quem defenda alhos, mas há quem defenda bugalhos. E, para tornar o "magic moment" mais surreal, há quem defenda ao mesmo tempo alhos e bugalhos e há quem seja contra ambos defendendo, inclusive que alho e bugalho são a mesma coisa.
 
Só uma coisa é certa neste imbróglio patético: não há espaço  nem condições concretas para nenhum tipo de golpe militar ou a "bolivarianização" do Brasil. O resto é papo típico de uma classe média parcialmente rachada que está longe de "tocar" o povo.
 
Metaforizei tudo, pois já cansei de escrever com seriedade sobre essa coisa toda. Quem quiser ler um texto analítico, sugiro Não há acirramento de luta de classes no Brasil publicado no dia 11 de março de 2015 no meu blog: www.jbopiniao.blogspot.com.br 
 
Agora, convido vocês para acompanharem um diálogo que traduz o surrealismo dantesco do momento.
 
A conversa é num bar e reúne um cirurgião, uma bancária e um sociólogo.
 
I
 
- Garçom, uma dose de Bucanas 12 anos com 3 pedras de gelo
- Sim, senhor.
- Olá Doutor, atrasei-me um pouquinho. Tudo bem?
- Tudo....acabei de pedir uma bebida. Peço uma para você, Luiza?
- Um chopp bem gelado!
- Senhor, aqui está o seu whisky.
- Traz um chopp. Bem gelado viu?
- Com certeza. É pra já.
Mal o garçom se vira e chega o Sociólogo.
- Olá! Oi Doutor...Luzia, tudo bem?
Todos se levantaram e cumprimentaram o Sociólogo.
Quando se sentam, chega o Garçom:
- Seu chopp bem gelado !
- E o senhor, alguma bebida? Pergunta direcionada ao sociólogo.
- Um Guaraná zero com gelo e uma fatia de laranja, por favor.
 
II
 
- Muito trabalho Luiza? Pergunta o Sociólogo.
- Sempre. Não estou aguentando mais....metas e mais metas e pressão vinda de todos os lados...
- Você é acomodada. Quis a segurança de trabalhar num banco federal, agora reclama. Banco é como qualquer empresa, tem que ter lucro e banco federal mais ainda, pois os contribuintes não vão pagar os seus salários....sai dessa e vai a luta.
O Doutor disse essas palavras de forma peremptória numa respirada só.
- Ei, "pera" lá, disse a bancária, estou no banco há 20 anos, sou gerente de relacionamento, trabalho 10 horas por dia, cuido de 400 clientes e não tenho nenhum auxiliar. Que segurança é essa a qual você se refere, se vou me aposentar com um salário de droga e..
Interveio o Sociólogo
- E, você é a parte frágil do sistema, minha querida. Você é assalariada numa empresa S.A. cujo objetivo é deixar os acionistas felizes com o lucro que você e os outros bancários geram. O banqueiro, no caso o governo, só recolhe o lucro. Igualzinho a uma empresa privada.
- Mas, sociólogo, o governo não é comunista? Perguntou o Doutor em tom duvidoso.
- Rá, rá, rá....que piada, Doutor, o PT e tão neoliberal quanto o PSDB.
- Não sei que sociólogo você é, como pode confundir comunistas com o PSDB, o partido que arrumou o Brasil...
- Doutor, você sabe o que é capital? Não parece, nenhum dos dois governos confrontou o capital e a política econômica foi monetarista, ou seja, a mesma coisa....
- Sociólogo, discordo! Em qual governo 36 milhões de brasileiros saíram da miséria absoluta? Em qual governo o país saiu do mapa da fome? Qual governo investe em moradias para famílias de baixa renda? Qual governo implantou a política de cotas nas universidades? Qual gov....
- Eu respondo, disse o Doutor, o mesmo que aparelhou as instituições seguindo critérios políticos e praticou a maior roubalheira nunca antes vista nesse país....E, o pior, com o objetivo de cooptar as instituições e transformar o Brasil numa Venezuela.
- Vocês dois são superficiais. Um governo pode ter tido um viés um pouco mais social o outro pode ter sido mais entreguista, não quer dizer que o PT também não foi privatizante. A questão é que o grande capital está feliz e satisfeito com os 8 anos do PSDB e com os 12 anos do PT.
A conversa seguiu nesse circulo sem saída até....
III
 
- Garçom!!! Mais whisky. Dose dupla sem gelo.....só com muita bebida para aturar tanta baboseira.
- Doutor, o senhor está faltando com respeito. Eu sou um sociólogo, não sou um pequeno burguês como o senhor e sua classe corporativista que só pensa em ganhar dinheiro, que tem nojo de pobre.
- Querem parar vocês dois!
- Ô Luiza, sua admiradora de petralha, cuidado que os militares vem aí.
O Sociólogo impassível interveio. - Não adianta te explicar que o capital não está ameaçado e por isso não vai haver golpe....mas, que você é um reacionário, fascista e golpista, ah, isso você é....
- Isso mesmo, disse Luiza, só faz cirurgia em rico, só pensa em dinheiro, seu golpista.
- Não sei se dou gargalhadas ou se perco meu tempo respondendo....mas, lhes pergunto, qual o pior golpe, um que devolva a democracia e as instituições ao Brasil ou um golpe comunista bolivariano que todos sabem que está sendo armado?
- O PT foi o único partido que governou para os pobres em toda a história do Brasil, os senhores não percebem?
- Petralha!!
- Neoliberal!!
- E vocês? O Doutor é reacionário e você é rotulador, um falso acadêmico!
- Esperem o Golpe!
- Sim o Golpe do povo!
- De um jeito ou de outro vai ter golpe!
......................................
- Vou embora, amanhã vou para a passeata defender a Dilma
- Eu vou no domingo, para derrubar esse governo
- E eu vou assistir vocês pela TV.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário pode entrar numa fila de análise para que evitemos comentários grosseiros, mal educados ou mesmo de máquinas em vez de pessoas. Conto com sua compreensão.