sábado, 7 de fevereiro de 2015

POESIAS (THIAGO DE MELLO)

Não me canso de publicar poesias de Thiago de Mello. Tento, através dessa gotícula, que é o meu blog, espalhar ao máximo o seu trabalho. Poeta de verve firme sobre o olhar dos caminhos humanos e sensível no tocante as fraquezas e sentimentos, também dos humanos.
 
Eis um comentário de Pablo Neruda, outro gigante da lírica e da sensibilidade humana, sobre o amazonense Thiago de Mello:
 
"Thiago de Mello es um transformador del alma. De cerca o de lejos, de frente o de perfil, por contacto o transparência, Thiago há cambiado nuestras vidas, nos há dado la seguridade de la alegria. El tempo y Thiago de Mello trabajan em sentido contrario. El tempo erosiona y continua. Thiago de Mello nos aumenta, nos agrega, nos hace florear y luego se va, tiene otros quehaceres. El tempo se adhiere a nuestra piel para gastarmos. Thiago passa por nuestras almas para invitarnos a vivir." (comentário transcrito da orelha de capa do livro "Thiago de Mello", organizado por Marcos Frederico Kruger - coleção melhores poemas -, Global Editora, São Paulo, 2009.)
 
Vamos apreciar duas poesias do "transformador de almas".
 
 
A RAIZ  (poesia dedicada a Moacyr Felix)
 
Num campo de silencia
onde pastam manhãs
estou pelo que sou.
 
Canção azul de cobre
me chega pelo vento:
em sua dor me deito.
 
Um espesso lençol
com ternura de pinhos
enrola o coração.
 
O sangue levanta
no espaço bandeiras
de fogo e limão.
 
Até a pedra entrega
seus ásperos segredos
ao cristalino dia.
 
A raiz arranca
com sua garra de amor
a rosa do meu peito.
 
E reparto o diamante
que a infância me deu
BOTÃO DE ROSA
 
Nos recôncavos da vida
jaz a morte.
                    Germinando
no silêncio.
                    Floresce
como um girassol no escuro.
De repente vai se abrir.
No meio da vida, a morte
jaz profundamente viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário pode entrar numa fila de análise para que evitemos comentários grosseiros, mal educados ou mesmo de máquinas em vez de pessoas. Conto com sua compreensão.