segunda-feira, 22 de junho de 2015

HORÁCIO MACEDO: UM COLÉGIO SEM PRÉDIO

Hoje, o espaço do blog está cedido para a Comunidade do Colégio Estadual Professor Horácio Macedo, que publica o seu drama, mais um dentre tantos no sistema educacional sob responsabilidade do Governador do Rio de Janeiro, Pezão.
 
Leia o texto de autoria dos professores Mariana G.Barbosa e Leonardo C.Ferreira e participe do abaixo assinado, cujo link se encontra no corpo da mensagem.
 
UM COLÉGIO SEM PRÉDIO
             O Colégio Estadual Professor Horácio Macedo – sempre em destaque por seu ensino de excelência, premiações e bons resultados – sofre o drama de não ter um prédio para funcionar no ano letivo de 2016.
            Desde sua fundação, no ano 2000, a escola estadual manteve suas instalações dentro do campus do CEFET-RJ em Maria da Graça. Isso porque existia entre as duas instituições um convênio que proporcionava ao aluno formação geral oferecida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e ensino profissionalizante dado pelo Governo Federal.
            Ao final do ano letivo de 2013, essa parceria extremamente positiva acabou e, naturalmente, o CEFET-RJ solicitou as salas de aula de seu prédio para suas atividades pedagógicas. Desde então, o C.E. Prof. Horácio Macedo vive a angústia e a instabilidade de não ter um prédio próprio para manter sua história de sucesso.
            Devido o Governo do Estado do Rio de Janeiro não ter construído um prédio no prazo solicitado pela comunidade escolar, um acordo foi feito entre a Secretária de Estado de Educação-RJ e o CEFET-RJ para que o colégio permanecesse no prédio federal em 2014. Situação essa que se arrasta até hoje devido a inação da Secretaria de Educação. Por consequência, atualmente vivemos sérias restrições de utilização de espaço que interferem em nosso trabalho pedagógico. A título de exemplo algumas salas de aula foram devolvidas e a quadra de esportes sofre restrições de horário em sua utilização.
            Toda essa situação gera incerteza em relação ao futuro do Horácio Macedo que, segundo a Secretária de Estado de Educação, por três anos consecutivos (2011, 2012 e 2013) apresentou um dos três melhores resultados no ENEM entre as centenas de escolas da rede pública de ensino fluminense.
 
            Na busca de soluções para o problema, os professores, pais e alunos da escola mantêm uma campanha pelo Facebook, através de uma página chamada  Salvando o Colégio Horácio Macedo (clique no nome do colégio) informando à população e pleiteando junto às autoridades estaduais um prédio próprio e, preferencialmente, situado bem próximo de sua atual localização. Só assim a comunidade escolar poderá dar continuidade ao excelente trabalho que vem desempenhando há mais de quinze anos.
Comunidade Escolar do Colégio Estadual Professor Horácio Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário pode entrar numa fila de análise para que evitemos comentários grosseiros, mal educados ou mesmo de máquinas em vez de pessoas. Conto com sua compreensão.